Desde que lancei o livro PEP, muitos leitores me escrevem falando da angústia que sentem por não poderem planejar por não conseguirem conceber o futuro com clareza.
- Como planejar quando não se sabe o que quer?
- Como vislumbrar um horizonte tão vasto de tempo como, por exemplo, 10 anos?
- Como posso saber se daqui 1 ano ainda estarei pensando da mesma forma, tendo os mesmos sonhos?
- E se os fatores externos interferirem em minha vida de forma que eu não consiga realizar o que quero?
Estas são dúvidas freqüentes e naturais, pois não fomos criados para planejar, não nos ensinaram a visualizar um futuro e nos prepararmos para ele.
A Honda PLANEJOU E chegou aos Estados Unidos em 1959 para lançar motocicletas de grande porte.
Os clientes não gostaram, achando o desempenho insuficiente. Encantaram-se, porém, com as pequenas motos Super-cub que os gerentes da Honda usavam.
A empresa resolveu mudar de direção E PLANEJOU UMA NOVA INVESTIDA, revolucionando o negócio das motocicletas da noite para o dia.
Em 1º lugar, cada um deve planejar aquilo que consegue vislumbrar. Se você não consegue ter clareza suficiente para enxergar como quer que sua vida seja daqui 10 anos, não se estresse com isso, planeje somente o horizonte que conseguir definir.
O maior perigo do não planejamento é simplesmente passar pela vida sem nada realizar e é este o foco que você deve manter. No momento que você conseguir identificar cada sonho que quer realizar, passe a planejá-los, um de cada vez, independente de quanto tempo levará para concretizá-los. Uma coisa é você não saber o que quer, outra é você ter sonhos em mente e deixar de realizá-los pela simples falta de açã! o.
Em 1927, o tenista francês René Lacoste, mas conhecido "Aligator" (crocodilo), apelido recebido pelos jogadores de tênis, devido ao seu estilo de jogo, foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills.
Ele usou a figura do crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até ao pescoço, desenhados por ele mesmo.
O uniforme inusitado apareceu pela 1ª vez no Torneio Aberto dos EUA e fez furor entre o público que assistia os jogos.
Dois anos depois, ele abandonou os jogos por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios de roupa de sua marca. A Lacoste é uma das 20 marcas mais valiosas da França.
A rotina do dia-a-dia nos leva a entrar na inércia da vida. Passamos a fazer as coisas automaticamente, e assim passam-se os anos. O planejamento faz com que nos libertemos dessa inércia, definindo ações que precisam ser realizadas dentro de um determinado tempo, seja no curto, médio ou longo prazo. Planejando, conseguimos realizar aquilo que para outras pessoas fica apenas na esfera dos sonhos por toda a vida.
Hellô-Consultora SEBRAE
Nenhum comentário:
Postar um comentário